segunda-feira, 17 de outubro de 2011

"FIFA 2012"



O fim do mês de setembro decretou o início da temporada 2011 de futebol virtual com a chegada de "FIFA 2012" e "Pro Evolution Soccer 2012".

Como de costume, a rivalidade entre as séries esportivas da Electronic Arts e da Konami é acirradíssima. Cada produtora puxa a sardinha para o seu lado, alardeando novidades e funções exclusivas, e deixando a dúvida na cabeça de todos os fãs de esporte e games: qual game devo comprar.

Seja você fã de "PES" ou um 'fifeiro', nunca é demais conhecer o que o rival trouxe de bom e melhor desta vez. Veja abaixo trechos das análises de "FIFA 12" e "PES 2012" que sintetizam o que mais e menos gostamos neles. Quem sabe até você não acaba fazendo que nem algumas pessoas da redação de UOL Jogos e decide trocar de série neste ano?

. Sistema de colisão
. Dribles precisos
. Sistema de defesa
. Rede social EA FC
Principais novidades . Velocidade cadenciada de jogo
. Inteligência Artificial aprimorada
. Todos os times da Série A do Campeonato Brasileiro (mas Atlético Goianiense, Atlético Mineiro, Avaí, Ceará, Figueirense e Internacional não são licenciados) Times brasileiros . Corinthians
. Cruzeiro
. Fluminense
. Grêmio
. Internacional
. Santos
. Licenças oficiais de diversos campeonatos pelo mundo, incluindo o Brasileirão Torneios . Exclusividade das licenças da UEFA Champions League e Copa Libertadores da América
Não Uniforme oficial da seleção brasileira? Não
Não Narração e menus em português? Sim
Até 22 jogadores Partidas online Até 8 jogadores

Defesa contra inteligência

Pelo lado de "FIFA", um dos destaques que mais brilha é o novo sistema de defesa, que parece complicado no começo, mas vale a pena:

- O esquema muda radicalmente a jogabilidade da série e pode, em um primeiro momento, desagradar veteranos, mas com a prática e tempo se revela como uma adição ainda mais estratégica à franquia.

Enquanto isso, o "Pro Evolution" investiu pesado em uma inteligência artificial mais refinada, algo que o lendário produtor da série, Shingo "Seabass" Takatsuka, achava que estava muito precário:

- Novidades como a Active AI deixa os seus companheiros de times mais espertos, facilitando - e muito - o toque de bola rápido e evitando que a bola vá para um jogador indesejado.

Em termos gráficos, "PES" leva vantagem neste ano, por mais que ainda peque em algumas animações. "FIFA", por sua vez, recria de forma competente o visual de uma partida transmitida pela TV e vista longe, o que já não acontece quando vemos o gramado mais de perto:

- Desde o ano passado, "Pro Evolution " era o campeão no quesito visual e nesse ano manteve a escrita. Os rostos dos jogadores estão ainda mais realistas, com direito a suor e feições impressionantes de felicidade, dor e irritação em cenas de corte entre uma jogada e outra. A animação, tão criticada no ano passado, melhorou bastante e, por mais que ainda esteja atrás de FIFA já se mostra mais fiel ao futebol real com movimentos menos robóticos e mais naturais.

- Um dos pontos negativos de "FIFA 12" é o visual nada realista dos jogadores quando vistos de perto. Nesse aspecto, pouco se vê de evolução em relação ao ano anterior, principalmente no caso de jogadores de menor expressão ou que atuam em times fora da Europa.

E as exclusividades?

As séries futebolísticas se esforçaram bastante neste ano para trazer elementos únicos, que as diferenciassem. "FIFA" investiu em elementos de rede social, enquanto "PES" apostou de novo na narração em português aliada à Copa Libertadores da América:

- "FIFA 12" inaugura o EA Sports Football Club, uma rede social exclusiva do game que estabelece objetivos e um verdadeiro campeonato mundial de clubes. Praticamente toda ação realizada no jogo concede pontos de experiência, que ajudam a aumentar o nível do jogador e fazê-lo subir em rankings, mas também colabora para a classificação do time para o qual o usuário torce.

- A narração de Silvio Luiz e Mauro Beting voltou ainda melhor. O locutor usa e abusa de seus irreverentes bordões como 'Olho no Lance' e 'lá vai ela no meio da cozinha', mas também fala curiosidades das equipes e dos campeonatos e até arranca gargalhadas ao, literalmente, avacalhar o jogador que faz uma besteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário